UFV discute produção de gado de corte

20/06/2014

O campus Viçosa da UFV sediou, entre 19 e 21 de junho, o IX Simpósio Internacional de Produção de Gado de Corte (IX Simcorte). Nele, estiveram reunidos 19 palestrantes vinculados a instituições nacionais e internacionais e cerca de 350 participantes de todo o Brasil.

De acordo com um dos organizadores do evento, o professor do Departamento de Zootecnia (DZO) Sebastião de Campos Valadares Filho, o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e, por isso, é importante discutir os processos da produção de gado de corte em eventos como o Simcorte e prezar pela qualidade desse produto. Todas as edições, segundo ele, discutem assuntos atuais e trazem experiências internacionais relacionadas à área.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador de carne bovina – sendo a região Centro-Oeste a mais produtiva e 70% do rebanho brasileiro formado por gado Nelore – a doutoranda do DZO Aline Gomes da Silva, também integrante da comissão organizadora do IX Simcorte, alertou sobre as dificuldades que o país ainda enfrenta no mercado. Um exemplo dado por ela está relacionado a questões ambientais: a relação feita entre o aquecimento global e a produção de gado de corte. “Por isso, temos palestras sobre técnicas de redução de metano nessa produção e explicando se realmente os bovinos causam impacto na produção de gases do efeito estufa”.

Entre as palestras realizadas, Aline destacou a da pesquisadora da University of California – Davis Alison Louise Van Eenennaam, que falou sobre as inovações utilizadas para identificar animais geneticamente superiores e melhores para a produção de corte. “A palestra foi bem procurada e elogiada, já que o assunto não é abordado durante a graduação”, disse a doutoranda.

A mestranda do DZO Cássia Freitas considerou o evento como uma oportunidade para conhecer as novas pesquisas e perspectivas sobre a produção de gado de corte. “Como futura profissional da área de manejo e de formação de pastagens, eu também estarei diretamente envolvida com a produção animal. Tenho que abrir horizontes”.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que participou da abertura do IX Simcorte, é importante que os estudantes da UFV tenham conhecimentos aprofundados sobre o desenvolvimento e crescimento da pecuária de corte e que a Universidade contribua com isso, já que a área tem destaque do país.

O evento foi promovido pelo Departamento de Zootecnia, no campus Viçosa da UFV, desde 1999. Mais informações sobre ele podem ser obtidas no site www.simcorte.com.

(Izabel Morais)