Universidade adere ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

12/06/2014

A UFV é uma das universidades que integram a rede que oferecerá o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). As diretrizes do curso foram discutidas em reunião, na segunda-feira (9), entre a reitora Nilda Soares, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Mizubuti, e membros de entidades representativas da Universidade.

O Profiap tem como objetivos capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumentar a produtividade do setor e possibilitar a melhoria da gestão pública. O curso, com oferta nacional, é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em uma Rede Nacional. Ao todo, são nove universidades participantes, dentre elas apenas a UFV e a Universidade Federal de Alfenas são de Minas Gerais.

De acordo com reitora Nilda Soares, a adesão da UFV ao Profiap foi aprovada em todas as instâncias da Universidade por se tratar de uma iniciativa importante que envolve professores dos seus três campi (Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa). “Estar inserida nessa rede possibilitará à nossa instituição atender à demanda muito grande para capacitação de nossos servidores e, ainda, permitir que mais pessoas tenham acesso a um mestrado de qualidade com um tema importante para o desenvolvimento do país”, afirmou.

A comissão acadêmica local tem como coordenadora a professora Departamento de Administração e Contabilidade Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa e como coordenador-adjunto o professor do Instituto de Ciências Humanas do campus Florestal Alexandre Santos Pinheiro.

O curso Profiap prevê 480h de atividades didáticas, englobando disciplinas obrigatórias e eletivas e o Trabalho de Conclusão Final. As aulas serão ministradas de forma presencial, podendo, em algumas instituições, ser oferecidas atividades complementares às disciplinas no formato semipresencial. Os participantes, ao final do curso, obterão o título de mestre em Administração Pública.

A previsão é que o edital, com o número de vagas, processo seletivo e cronograma do curso, seja lançado no dia 30 de junho, pela Capes, e que as aulas comecem em outubro. Os interessados poderão acompanhar novidades no portal da Andifes e na página do facebook do mestrado. Dúvidas mais específicas devem ser enviadas para o email redeprofiap@gmail.com.

(Sabrina Areias)