Professor recebe homenagem do governo de Minas Gerais

11/06/2014

O professor Sérgio Matoike (foto), do Departamento de Fitotecnia, foi homenageado com a Comenda Antônio Secundino de São José, em cerimônia realizada em Patos (MG), no último dia 5. Ele foi contemplado em função dos serviços prestados ao desenvolvimento da agricultura, por meio dos trabalhos de pesquisa sobre a domesticação e cultivo da macaúba no Brasil. O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira, participou do evento, representando a UFV.

Comenda
A Comenda Antônio Secundino de São José, criada em 1991, é considerada uma das mais importantes honrarias do setor agropecuário. Ela é concedida pelo governo do estado, anualmente, a 11 personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente.

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, formou-se, em 1931, como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), em Viçosa. Quando retornou dos seus estudos no exterior, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio.

(Monique Bertto, bolsista)