Premiações e show musical encerram Salão Universitário de Expressão e Criatividade

09/06/2014

As melhores produções da 15ª edição do Salão Universitário de Expressão e Criatividade (Suec), promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), foram anunciadas na noite da última sexta-feira (6). Durante a cerimônia, realizada no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, os primeiros colocados das seis categorias artísticas – Arte Visual, Audiovisual, Dança, Literatura, Música e Teatro – receberam prêmios de mil, setecentos ou de quatrocentos reais e repetiram suas apresentações para o público, que também assistiu ao show da banda Mangalô.

Entre os premiados, o estudante do primeiro período do curso de Arquitetura André Teixeira da Costa se destacou duas vezes. Suas produções Caixa Sinestésica e Percebendo o Espaço Urbano: um estudo da rua da Gomes Barbosa conquistaram a primeira colocação na categoria Arte Visual e a terceira colocação na categoria Audiovisual, respectivamente. O resultado não era esperado: “minhas duas obras são trabalhos acadêmicos. Para a Caixa Sinestésica, eu torci muito e esperava mais, porque é uma obra muito completa. Já para o Percebendo o Espaço Urbano, não. Me surpreendeu!”.

O doutorando em Solos e Nutrição de Plantas Lucas Ferrari, um dos compositores da música Pedaço de Shangri-lah, considerada a melhor do Suec, afirmou que o evento estimulou as atividades da sua banda. “É a nossa primeira música, que já participou de um festival e ficou em primeiro lugar!”. De acordo com ele, a composição aconteceu durante uma viagem com amigos para um lugar tranquilo. “No momento, muitos sentimentos bons estavam passando pela gente. E a música transmite um pouco deles”, explicou.

Lucas integra a banda Lútica juntamente com Carol Carvalho e Tim Gouveia. Nas apresentações da semana, a banda contou com a participação do violinista Cauê Bret.

Para o público, que visitou o Suec durante seus cinco dias, o evento também deixou boas impressões. A estudante do quinto período de Jornalismo Camila Bernardes destacou que “muitas pessoas ficam hesitantes em mostrar suas artes. Algumas vezes, nem sabem como divulgar os trabalhos. O Suec é uma oportunidade para descobrir talentos”.

A avaliação geral do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, foi positiva. A expectativa de participação em um evento que ficou inativo por 14 anos, segundo ele, não era grande; mas o Suec surpreendeu ao receber 68 inscrições. “A meta da PEC é que o evento volte a ser anual”, afirmou.

As atividades desta sexta-feira também foram acompanhadas pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que entregou, juntamente com o professor Gumercindo, alguns dos prêmios da noite. Abaixo, registros do Suec e, anexado, a lista de todas as produções premiadas.

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)