Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável tem primeira defesa de dissertação

28/05/2014

O Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) teve a primeira dissertação defendida em sua sede, no campus Viçosa da UFV, no dia 20 de maio. Nela, o estudante do Programa de Pós-graduação em Administração Alexandre Matos Drumond apresentou uma análise da política habitacional de Minas Gerais.

Com o título Análise do Programa Lares Habitação Popular do Estado de Minas Gerais a partir da Perspectiva do Policy Cycle, a dissertação abordou políticas públicas a partir da estrutura do ciclo político (policy cycle), tendo como objeto de estudo o Programa Lares - Habitação Popular desenvolvido em Minas Gerais. Foram analisados como os diversos setores da sociedade percebem o problema habitacional e como ele é inserido na agenda dos governos. Também foi estudado o processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação do Programa.

De acordo com a diretora do Instituto e orientadora da dissertação, a professora do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) Suely de Fátima Ramos Silveira, o evento foi um marco para as atividades do IPPDS e uma oportunidade de divulgação dos seus estudos. A dissertação é resultado de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Administração, que, juntamente com os programas de pós-graduação em Economia, Economia Aplicada e Economia Doméstica, compõem o Instituto.

A dissertação foi coorientada pelos professores Edson Arlindo Silva, do DAD, e Aline Werneck Barbosa de Carvalho, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Na banca examinadora estiveram o professor da Fundação João Pinheiro Alexandre Queiroz Guimarães e a professora do Departamento de Economia Doméstica da UFV Neide Maria de Almeida Pinto, além de integrantes do Comitê de Orientação do mestrando.

(Fonte: Luiza Amelia De Arruda Ladeira)