UFV elabora Política de Comunicação Organizacional

06/05/2014

Desde agosto de 2013, uma equipe coordenada pelo professor Rennan Mafra, do Departamento de Economia Rural, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da UFV, vem atuando no processo de elaboração da Política de Comunicação da UFV, a convite da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. As ações que perpassam o trabalho integram o Dialorg - Programa Institucional de Extensão, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Comunicação Organizacional, cuja meta principal é a elaboração de um documento que, uma vez referendado pelos conselhos superiores, norteará a prática comunicativa da instituição. Trata- se de um trabalho de pesquisa científica na área de comunicação organizacional.

As ações do Dialorg – divididas em três etapas - têm envolvido estudos de documentos e planejamentos disponíveis na UFV, entrevistas com representantes de setores estratégicos da instituição e visitas a órgãos de comunicação de outras universidades. Em novembro, por exemplo, um workshop com gestores definiu os públicos de interesse da instituição. De lá para cá, dentre outras ações, a equipe está trabalhando com representantes da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFV para o levantamento de instrumentos e estratégias que possibilitem melhor diálogo com os públicos definidos, inclusive com a comunidade interna.

O professor Rennan lembra que o objetivo é auxiliar a Universidade a desenvolver a sua política de comunicação organizacional, de modo sistemático e reflexivo. Ele ressalta, no entanto, que essa política irá resultar não apenas no investimento em uma área técnica, mas também em uma gestão mais comunicativa e aberta. “A ideia é que, ao final, seja gerado um documento que contenha a Política de Comunicação Organizacional e um Plano de Comunicação, com objetivos políticos estratégicos e com os instrumentos vinculados a esses objetivos. Teremos ainda metas e estruturas concretas, que precisarão ser mobilizadas para que os objetivos sejam cumpridos”, explica.

A equipe do projeto chama a atenção para o esforço de se criar uma política de comunicação que seja institucional, permanente e que siga todos os trâmites dos órgãos colegiados da instituição. Não há, conforme Rennan, a intenção de gerar visibilidade específica de uma pessoa ou outra, de um setor ou outro, mas sim de fazer com que a instituição aprenda a conversar consigo mesma e com os seus públicos. “É uma política permanente”, prevê.

A expectativa é a de que o documento, resultante das ações de pesquisa, seja entregue à reitora ainda no primeiro semestre deste ano e que a partir daí seja iniciada a avaliação da política e das ações propostas.

Para a reitora Nilda Soares, o aprimoramento das ferramentas de comunicação é fundamental face à grande visibilidade da UFV junto às comunidades nacional e internacional. A discussão de uma política de comunicação da instituição, em sua opinião, é um caminho importante para que se possa responder com agilidade às demandas dos públicos externo e interno. A coordenadora de Comunicação Social da UFV, professora Kátia Fraga, compartilha da opinião da reitora e destaca a importância desta iniciativa: “Atualmente, a instituição conta com a CCS para ações de jornalismo e assessoria, mas a Política de Comunicação prevê diretrizes gerais e um compromisso institucional coletivo nos seus três campi para melhorar o relacionamento com os públicos de interesse, o que será um marco na UFV”.

Vale destacar que a equipe coordenada pelo professor Rennan é composta pelos estudantes Kívia Fiúme, Amanda Caldeira e Laura Guterres, do curso de Secretariado Executivo Trinlígue, e Filipe Cardoso, do curso de Cooperativismo.

(Adriana Passos)