Campus Florestal celebra 75 anos com eventos culturais

24/04/2014

O campus Florestal da UFV comemorará, nesta sexta-feira (25), o aniversário de 75 anos da sua criação. Para celebrar, serão realizadas diversas atividades. Confira a programação desta semana:

24 a 30 de abril, das 7h às 22h
Exposição de Fotos: De Fazenda Escola a CEDAF e UFV-Florestal

Local: Prédio Principal

25 de abril, das 9h às 10h
Café com o diretor: os diretores farão pronunciamentos à comunidade acadêmica e homenagem a um funcionário da instituição. Também será entregue a premiação ao ganhador do concurso da logomarca comemorativa.

Local: Ginásio poliesportivo do campus

25 de abril, das 11h30 às 12h45
Espaço da Música: apresentação dos estudantes Guilherme e Pethrus, da banda Quadrado Paralelo
Local: Gramado ao lado do CTA

História
Inaugurada em 26 de abril de 1939, a então Fazenda Escola de Florestal, criada pelo governador Benedito Valadares, comemora seus 75 anos como campus UFV-Florestal. A Escola era destinada à formação de capatazes e administradores de fazendas e oferecia também cursos rápidos aos fazendeiros. Em 1943, a instituição - subordinada ao Departamento de Ensino Técnico da Secretaria da Agricultura, ganhou outras funções: abrigar menores e ministrar ensino primário e profissional agrícola. Quatro anos depois, durante o governo de Milton Soares Campos, foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal (Emaf). Seu organizador e primeiro diretor foi o professor Geraldo Francisco Correa, da Escola Superior de Agricultura (Esav), hoje UFV.

A Emaf iniciou suas atividades em abril de 1949, com o curso médio de Agricultura, cujo objetivo era formar técnicos agrícolas. Em 1955, a escola foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) e, em 1969, à UFV. O campus passou a ser denominado Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) em 1981, quando oferecia apenas cursos de nível técnico.

A partir de 2006, a instituição, cuja área abrange cerca de 1.540 hectares, passou por ampliação em número de vagas e criação de novos cursos. Em 2008, o campus iniciou a oferta de seus dois primeiros cursos superiores: Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com isso, a Cedaf, que atua como escola técnica vinculada à UFV, também aumentou o número de vagas e cursos, além de oferecer também o ensino médio. Atualmente, são seis cursos técnicos: Agropecuária (desde 1975), Alimentos (desde 1999), Eletrônica (desde 2011), Eletrotécnica (desde 2011), Hospedagem (desde 2006) e Informática (desde 1999). Vale lembrar que a Cedaf já formou aproximadamente seis mil profissionais em seus cursos técnicos.

Também são oferecidos 10 cursos superiores: Administração (desde 2011), Agronomia (desde 2010), Ciência da Computação (desde 2012), Engenharia de Alimentos (desde 2010) e as licenciaturas em Ciências Biológicas (desde 2009), Educação Física (desde 2010), Física (desde 2009), Matemática (desde 2009) e Química (desde 2009), além da Tecnologia em Gestão Ambiental. Há, ainda, na instituição, cursos de pós-graduação, iniciados em 2014: Gestão Ambiental (lato sensu) e Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários (stricto sensu).

Para manter a tradição e a qualidade, a UFV-Florestal conta com 106 docentes e 191 técnicos administrativos, que atendem 1.145 alunos matriculados nos cursos de graduação e mestrado, 798 nos cursos técnicos, 90 no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), 331 no Ensino Médio Federal e 772 alunos nos cursos Técnicos do Ensino a Distância (E-tec)

(Fernanda Pessoa Rossoni)