Diretora do MEC ministra aula magna nos campi de Florestal e Rio Paranaíba e elogia UFV

23/04/2014

A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), professora Adriana Rigon Weska, esteve nos campi de Florestal e de Rio Paranaíba, no último dia 11, e falou sobre os avanços no ensino superior e a qualidade verificada na UFV.

Em sua visita, a diretora do MEC ministrou a palestra Expansão da Educação Superior – Último decênio, em que focou nos avanços realizados no ensino superior na última década. Os investimentos foram sintetizados em quatro momentos: expansão a partir da interiorização com a finalidade de diminuir as assimetrias regionais; implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que permitiu o aproveitamento da capacidade das universidades por meio da ampliação de vagas em cursos superiores existentes ou em novos cursos; internacionalização a partir da criação das universidades Latino-americana (Unila), de Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), l do Oeste do Pará (UFOPA) e da Fronteira Sul (UFFS); e a criação recente das Universidades Federais do sul da Bahia (UFESBA), do oeste da Bahia (UFOB), do sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA) e do Cariri/CE (UFCA), que têm como mote a ocupação de regiões desassistidas com a oferta de educação de nível superior.

De acordo com os dados demonstrados em sua palestra, foi possível diminuir as assimetrias e permitir que um número maior de jovens tivesse acesso à educação superior por meio da democratização do acesso e da utilização do Enem. Adriana Weska indicou que de 2002 até o último censo, realizado em 2012, o Brasil passou a oferecer de aproximadamente 113 mil vagas nas universidades federais para 240 mil, e dobrou o número de cursos de 2.700 para 4.700. A quantidade de professores no nível superior também saltou de 41 mil para 81 mil e, deste número, 71% são doutores.

Foi destacado que o desafio é consolidar o processo de implementação dos avanços, sem deixar de focar no Plano Nacional de Educação (PNE). “É preciso pensar onde estamos como universidade e para onde queremos e devemos ir para a atingirmos o que estabelece a meta 12 do PNE, que é ampliação de 33% das matrículas para os jovens de 18 a 24 anos. O papel da universidade é pensar como ela vai ofertar isso e como vai se inserir nesse processo. Agora temos essa tarefa: consolidar e ampliar por meio de um novo programa de expansão”, afirmou.

A diretora do MEC ainda parabenizou toda a comunidade universitária da UFV pela qualidade dos novos cursos criados. “Percebo que a UFV é muito bem conduzida e isso é fruto também da gestão democrática e da participação da comunidade acadêmica como um todo. Sinto que a comunidade da UFV tem um sentimento de pertencimento”, destacou.

A reitora da Universidade, Nilda de Fátima Ferreira Soares, lembrou que Adriana Weska conhece e compreende a realidade da educação superior brasileira e, por isso, foi importante receber a sua visita nos dois campi. “Ela pôde verificar o resultado de todas as nossas demandas no MEC. Foi muito bom perceber a alegria da diretora ao ver o resultado dos investimentos do MEC em ações na UFV, com aumento do seu quadro de técnicos administrativos e de professores, de infraestrutrura e de número de estudantes. O mais o importante é que ela viu o nosso crescimento acompanhado pela qualidade”.

Uns dos momentos marcantes da visita da diretora foi a fala da estudante do Curso de Agronomia do Campus Florestal Ana Caroline Ferreira. Emocionada, ela disse ter muito orgulho de, mesmo tendo sido criada na zona rural, ingressar na UFV. A estudante contou que a palestra lhe deu ainda mais esperança e que irá incentivar as pessoas da sua comunidade para que elas também tenham a chance de entrar na universidade e de crescer.

Confira o vídeo sobre as aulas magnas da diretora do MEC nos campi, produzido pelo Núcleo de Produção Institucional.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)