UFV assina convênio para capacitação de professores em inglês

22/04/2014

A UFV foi uma das universidades selecionadas no programa 100k Strong in the Americas para receber um investimento de U$ 25 mil, que permitirá a capacitação de professores da Universidade para ministrar aulas em inglês.

O convênio, que estabelece a vinda desses recursos, foi assinado pela reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, e pelo diretor científico da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), professor Raul Narciso Carvalho Guedes, na manhã desta terça-feira (22).

O programa100k Strong in the Americas é uma iniciativa do governo norte-americano para favorecer o intercâmbio entre jovens dos Estados Unidos e da América Latina, fortalecer as relações binacionais e valorizar o ensino superior. A ideia é que a partir do programa seja elevado para 100 mil o número de estudantes norte-americanos em países da América Latina e que 100 mil estudantes latino-americanos possam também ir para os Estados Unidos.

A reitora destacou que apenas a UFV e mais duas outras instituições de nível superior do Brasil foram selecionadas entre mais de 100 projetos inscritos no programa, o que demonstra a qualidade da proposta apresentada pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI). Ainda de acordo com a reitora, os recursos que serão recebidos fortalecerão ainda mais a internacionalização na UFV ao permitir que professores da Universidade possam aprender novas técnicas e metodologias para o ensino de suas disciplinas em inglês, “o que possibilitará a vinda de mais estudantes do exterior e um intercâmbio cultural cada vez maior”.

Segundo o diretor da DRI, professor Vladimir Oliveira Di Iorio, com a assinatura do convênio, o próximo passo será a contratação dos serviços da Universidade de Queensland, da Austrália, para o oferecimento de um curso para os professores da UFV se capacitarem a ministrar aulas em Inglês. Ele ressaltou que os participantes já devem ter proficiência em Inglês e durante o curso serão discutidas metodologias para ensino em Língua Inglesa, com o objetivo de aumentar o número de disciplinas na Universidade ofertadas em Língua Inglesa. Serão oferecidas 25 vagas para professores da graduação e da pós-graduação de todas as áreas da UFV. O diretor informou ainda que o edital para a seleção desses professores será divulgado previamente pela DRI e que outro curso voltado para o aprimoramento da proficiência em Língua Inglesa faz parte dos planos da Reitoria e poderá ser anunciado brevemente.

No registro fotográfico acima, da esquerda para a direita estão o diretor científico da Funarbe, Raul Narciso Carvalho Guedes, o vice-reitor Demetrius David da Silva, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e o diretor da DRI, Vladimir Oliveira Di Iorio. Na fotografia abaixo, também está presente a professora Angela Maria Soares Ferreira, que participou da assinatura representando a pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis.

(Sabrina Areias)