UFV assina convênio de cotutela com Universidade de Valladolid

16/04/2014

A UFV assinou, no Departamento de Relações Internacionais da Universidad de Valladolid (Espanha), o convênio de cotutela da tese de doutorado do estudante do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) Adriano Henrique Ferrarez.

O convênio foi estabelecido em fevereiro e possibilita que o doutorando elabore sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um no Brasil, o professor do DEA Delly Oliveira Filho, e outro na Espanha, o professor Luis Manuel Navas, Catedrático da Universidad de Valladolid, Campus Palencia.

Adriano Henrique Ferrarez está desenvolvendo estudos para soluções energéticas nas cadeias produtivas de frango de corte e de suínos da região da Zona da Mata de Minas Gerais. Em seu trabalho, ele avalia a inserção da energia do biogás, produzido a partir dos resíduos agropecuários, na matriz energética da região. O estudante está participando do doutorado-sanduíche na Universidad de Valladolid, desde setembro de 2013.

De acordo com o professor Delly Oliveira Filho, “a assinatura do convênio representa uma grande oportunidade de internacionalização para a UFV com uma universidade que foi fundada no século XIII e que é uma das mais tradicionais da Europa.”

Além do convênio de cotutela, foi aprovado junto à Capes o Projeto de Professor Visitante Especial do Programa Ciências sem Fronteiras, no qual o professor Luis Manuel Navas permanece em um período de três meses na UFV, entre os anos de 2013, 2014 e 2015, para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na fotografia acima, da esquerda para a direita, estão a servidora do Departamento de Relações Internacionais da Universidad de Valladolid Fátima Arévalo; o professor catedrático da Universidad de Valladolid Luis Manauel Navas Gracia; o doutorando Adriano Henrique Ferrarez, e  o professor Delly Oliveira Filho.

(Fonte: Delly Oliveira Filho)