Professores e estudantes do Departamento de Solos fazem expedição ao deserto do Atacama

16/04/2014

De 27 de março a 8 de abril, professores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Solos da UFV realizaram uma expedição científica ao deserto do Atacama, no norte do Chile. Ao logo do percurso de quase 8,5 mil quilômetros (de Viçosa ao Chile), eles puderam observar e estudar a geomorfologia, a geologia e o uso e conservação de solos das cabeceiras do Rio Paraná à depressão do Chaco, na Cordilheira Andina, altiplano chileno e deserto do Atacama.

Além de estudar os diferentes ambientes, os pesquisadores instalaram três sistemas de monitoramento de umidade do solo em altitudes entre  4.400 e 5.000 metros. Os dados farão parte de teses e dissertações nos cursos de Solos e Botânica da UFV.

A expedição é parte do projeto Terrantar, financiado pelo CNPq, e coordenado pelo professor Carlos Ernesto Schaefer. Os pesquisadores da UFV estão instalando equipamentos e coletando dados no Equador, Chile, Argentina e Peru para acompanhar os efeitos das mudanças climáticas no país.

(Léa Medeiros)