Ranking destaca UFV novamente entre as 100 melhores do mundo em agrárias e florestais

15/04/2014

A UFV continua entre as melhores universidades do mundo na área de ciências agrárias e florestais, de acordo com o QS University Rankings by Subject. No ranking internacional divulgado este ano pelo instituto britânico Quacquarelli Symonds (QS), a UFV se manteve entre as “Top 100”, repetindo o bom desempenho alcançado em 2013.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Mizubuti, “a UFV permanece muito bem posicionada internacionalmente e reafirma a sua tradição agrária. Contudo, fica o desafio para que possamos expandir esse bom resultado para outras áreas também”.

O QS University Rankings by Subject identifica as universidades mais fortes do mundo em 30 áreas diferentes. O ranqueamento visa subsidiar empregadores na busca por profissionais qualificados, bem como oferecer aos estudantes a oportunidade de escolher uma instituição com base no seu desempenho específico na área de interesse.

O ranking é elaborado considerando indicadores como: reputação acadêmica, reputação entre os empregadores, número de professores por estudantes, citações e número de professores e alunos estrangeiros.

Em 2014, os resultados foram baseados nas respostas de 62 mil acadêmicos de todo o mundo. Para estabelecer o ranking, a empregabilidade é considerada fator chave. Neste ano, o resultado baseou-se em mais de 27 mil respostas de empregadores. No que se referem às citações, todos os dados são provenientes do Scopus, o mais abrangente banco de dados de citações de pesquisas do mundo.

Este foi o terceiro ano em que a UFV participou do QS. Desde a sua primeira participação, em 2011, a Universidade vem melhorando o seu desempenho. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares, “a UFV melhorou o seu desempenho no ranking e pode melhorar ainda mais. Para isso, é preciso promover o engajamento dos participantes que respondem aos questionários da pesquisa”. Ele avalia que melhorando a participação, resultará em uma posição ainda melhor para a UFV. Nesse sentido, a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento vem adotando procedimentos a fim de envolver ex-alunos, docentes e sua rede de contatos com o setor privado, sobre a importância de se responder ao questionário caso seja consultado pelo QS.

(Fonte: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação)