Campus Florestal

PET-Educação abre inscrições para seleção de bolsista e voluntários

10/04/2014

O Programa de Educação Tutorial (PET-Educação) da UFV-Florestal abre inscrições para seleção de um bolsista e dois voluntários de 14 até 18 de abril. Os candidatos devem se inscrever na Diretoria de Ensino mediante a entrega da ficha de inscrição (em anexo) preenchida e do histórico escolar simplificado, que pode ser obtido gratuitamente no Serviço de Registro Escolar.

São requisitos para participação no processo seletivo:

- Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de licenciatura da UFV-Florestal, com, no mínimo, dois semestres a cumprir antes da conclusão do curso.

- Ter disponibilidade para se dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.

- Apresentar coeficiente de rendimento maior ou igual 60%, com exceção apenas para os alunos de primeiro período.

- Ter conhecimento dos seguintes documentos: Manual de Orientações Básicas PET – 2006 e Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010 do MEC – ambos em anexo.

A seleção dos candidatos será realizada por uma banca composta por docentes dos cursos de Licenciatura e dois bolsistas PET.  A avaliação será constituída de análise do coeficiente acadêmico, redação e entrevista.

A redação (de caráter eliminatório), versará sobre um tema relacionado à formação docente e será realizada em 23 de abril, às 9h, no Prédio Principal. Já a entrevista, que será realizada entre os classificados até a 6ª posição na etapa anterior acontecerá no mesmo dia da redação, a partir das 17h.

O resultado final será divulgado em lista afixada no mural do Prédio Principal até três horas após o término das entrevistas. Os candidatos classificados até a 3ª posição (quarta) posição serão imediatamente convocados para assinatura do Termo de Compromisso para início de participação no PET-Educação.

Para informações mais detalhadas, acesse o edital em anexo.

Sobre o PET

O PET é um programa da SESu/MEC que visa apoiar atividades acadêmicas que integrem ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais sob a orientação de um docente tutor, o PET realiza atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atendem as necessidades do próprio curso de graduação.

A bolsa PET, que é válida até a conclusão do curso, no valor mensal de R$ 400,00 é destinada aos estudantes regularmente matriculados que participam de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob supervisão de um tutor. Os acadêmicos devem dedicar carga horária semanal de 20 horas às atividades do Grupo.

Os acadêmicos não-bolsistas cumprem a mesma carga horária, com os mesmos direitos e deveres (exceto à bolsa), com a denominação de petianos voluntários, com direito à declaração de participação no PET após dois anos de permanência, da mesma forma que os bolsistas.

Por ACS UFV-Florestal (Fonte: Carla Imenes)