Campus Florestal

Instalação de novo link de internet melhora velocidade de comunicação dos usuários

08/04/2014

Desde 7 de abril, está funcionando, na UFV-Florestal, o link de 20 Mbps que conecta a instituição à internet por meio do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Belo Horizonte. A instalação desse link possibilita que a UFV ofereça novos serviços de comunicação de dados e melhore ainda mais a velocidade de comunicação dos usuários com a internet, que ficará equiparada às disponíveis em outras importantes universidades brasileiras.

O link foi contratado pela RNP por meio do Projeto Veredas Novas, cujo objetivo é a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, para que possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. O projeto prevê, ainda, a contratação de circuito na velocidade mínima de 20 Mbps expansíveis para até 100 Mbps no decorrer de dois anos: 20 Mbps e 40 Mbps, no primeiro e segundo semestre de 2014, respectivamente, e 60 Mbps e 100 Mbps, no primeiro e segundo semestre de 2015, respectivamente.

Segundo a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, essa ação foi resultado de muito empenho durante 2013 e representa um avanço importantíssimo para a Universidade, em função do seu volume de transmissão de dados e da demanda interna de redes sem fio.

O circuito de 20 Mbps foi implantado através de link via rádio pela empresa RGTECH Telecomunicações, contratada pela RNP.

Por ACS UFV-Florestal (Fonte: Adilson Lopes)