Petianos de Engenharia de Produção conquistam prêmio em Batalha de Conceitos

12/03/2014

Os alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção (PET-EPR) da UFV Henrique Gonçalves Silva, Renato Cardoso Barbosa e Ulisses Américo Carvalho Oliveira ficaram em segundo lugar no desafio Dow – Battle of Concepts, realizado pela empresa Dow Chemical Company.

O objetivo do Battle of Concepts é difundir o conceito de inovação aberta, reforçando a importância da colaboração externa e aproximando os jovens mais talentosos das empresas mais inovadoras.

Nesse caso, o desafio proposto foi “Pensando no futuro, como tornar o colchão mais atrativo e desejado?”. Ao todo foram enviados 61 conceitos realizados por jovens profissionais e universitários de várias regiões do país. Os petianos da UFV elaboraram um conceito baseado em novos serviços/produtos relacionados aos colchões, novas formas de apresentação do produto e estratégias de marketing no ponto de venda.

Como prêmio especial, os três primeiros colocados da competição visitaram o escritório da Dow, em São Paulo. A visita ocorreu no dia 27 de fevereiro, quando as equipes apresentaram seus projetos para uma banca de executivos da Dow América Latina, conheceram a empresa e almoçaram com representantes dos setores de espuma e poliuretano. Para os alunos, a experiência foi muito engrandecedora, e a visita uma oportunidade ímpar de aprendizado e crescimento.

A iniciativa foi a primeira experiência de inovação aberta da Dow no Brasil. Vale destacar que a empresa oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, ela alcançou US$ 60 bilhões em vendas e empregou aproximadamente 52 mil funcionários em todo o mundo. Os mais de cinco mil produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países.

(Fonte: Adriana Ferreira de Faria)