Orientador da Pós em Agroquímica é eleito Fellow da Sociedade Real de Química da Inglaterra

24/02/2014

A edição de 15 de Janeiro do jornal The Times publicou a lista dos novos membros eleitos para a categoria de Fellow da Sociedade Real de Química (Royal Society of Chemistry – RSC) da Inglaterra. Na lista, consta o nome de Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, professor do Departamento de Química da UFV até 2011 e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica há mais de 20 anos.

A RSC é a sociedade mais antiga da área, fundada originalmente em março de 1841 com o nome de Sociedade de Química. Das várias categorias de membros, a de Fellow é reservada a “profissionais com comprovada experiência e maturidade na carreira e que contribuíram para promover o avanço e ampla aplicação da química”, conforme estatuto da RSC. Juntamente com o certificado de admissão, ao novo Fellow é facultado utilizar as letras designatórias da categoria (FRSC) após o nome.

A indicação do nome do professor Luiz Cláudio é um reconhecimento de sua contribuição ao avanço da química durante sua atuação como docente da UFV. Segundo o chefe do Departamento de Química (DEQ), professor Antônio Jacinto Demuner, essa honraria demonstra a visibilidade internacional de várias pesquisas realizadas no DEQ.

O professor Barbosa implantou na UFV uma linha de pesquisa em síntese de novos agroquímicos e criou o Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (Lasa). Além de orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, desde 2012 é professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

(Fonte: Efraim Reis)