UFV disponibiliza mais de duas mil vagas para Sisu. Inscrições vão até 10 de janeiro

02/01/2014

Estão abertas, até as 23h59 (horário de Brasília) de 10 de janeiro, as inscrições pela internet (sisu.mec.gov.br) para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Na UFV, estão sendo disponibilizadas 2.606 vagas nos 67 cursos oferecidos em seus três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Podem concorrer somente aqueles que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2013 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Inscrições
Para se inscrever, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2013. Caso não se lembre do número de inscrição ou da senha, deverá recuperá-los no site do EnemA inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu e sem cobrança de taxas.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sistema. Ele também terá que especificar a forma que irá se candidatar: se às vagas de ampla concorrência ou àquelas reservadas às cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012. No caso da UFV, são 1.806 vagas para ampla concorrência e 800 para as cotas. A distribuição delas pode ser consultada no edital, que o candidato deve ler antes de efetuar a sua inscrição.

Vale lembrar que, durante o período de inscrições, o estudante poderá alterar ou cancelar as opções feitas.

Resultados
No dia 13 de janeiro, será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados na UFV deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, apresentando os documentos exigidos. A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser realizada nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

O calendário de matrícula, a pontuação do último matriculado pelo Sisu em 2013 na UFV e outras informações estão disponíveis no site da Diretoria de Vestibular e Exames. Mais detalhes sobre a matrícula também podem ser obtidos pelos telefones (31) 3899-2800 e 3899-2801 e no site do Sistema de Seleção Unificada.

Vagas ociosas
A partir de 2014, as vagas ociosas da UFV farão parte daquelas disponibilizadas ao Sisu. Desta forma, não haverá processo seletivo específico para a ocupação delas. As vagas ociosas serão incluídas a partir da 3ª chamada do processo seletivo do Sisu, cujo resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de fevereiro. As vagas ociosas são aquelas geradas por abandono, desligamento, transferência e mudança de curso, nos cinco primeiros períodos da graduação.

(Adriana Passos)

Campus UFV - Florestal