Notícias

Cursos são bem avaliados pelo MEC

12/11/2013

O campus UFV-Rio Paranaíba recebeu, na última semana, a notícia de que seus cursos de Nutrição e Química foram avaliados com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai até 5. O processo de avaliação aconteceu em outubro e contou com a participação das coordenadoras, professores, alunos e técnicos administrativos, que apresentaram aos avaliadores as especificidades de cada curso.

Vale lembrar que, em 2012, o curso de Sistemas de Informação da UFV-Rio Paranaíba também foi avaliado pelo MEC, tendo recebido nota máxima: 5. Em 2011, foram os cursos de Administração e de Agronomia. Ambos ganharam o conceito 4.

Outros campi 
Os campi de Viçosa e de Florestal também receberam, este ano, diversas comissões do MEC. Em Viçosa, passaram pelo processo avaliativo os cursos de Ciências Sociais bacharelado e licenciatura, que receberam, respectivamente, as notas 5 e 4, e os de Geografia (bacharelado e Licenciatura) e de Enfermagem, avaliados com o conceito 4. A mesma nota foi dada aos cursos de Ciências Biológicas e de Matemática - ambos de licenciatura - do campus Florestal.

Vale destacar que, no processo de avaliação, as comissões que visitam a instituição analisam a documentação e verificam in loco as condições de funcionamento dos cursos, tendo por base um Instrumento de Avaliação, elaborado pelo MEC, que contempla três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, bem como os requisitos legais e normativos.

A UFV também vem participando do processo de Acreditação de Cursos no Sistema ARCU-SUL. Os objetivos desse sistema são estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural dos países membros do Mercosul e associados. Em 2013, a UFV participou deste sistema com os cursos de Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Agronomia, que receberam a visita de avaliadores internacionais. Os relatórios  apresentados apontam para a certificação da qualidade acadêmica desses cursos.

Para este ano, estão agendadas outras visitas de avaliação do MEC aos cursos de Matemática - bacharelado (campus Viçosa) - e de Educação Física, Química e Física, licenciaturas do campus Florestal. Já no processo de Acreditação de Cursos no Sistema ARCU-SUL será avaliado o de Engenharia Civil, de Viçosa.

 

(Fonte: Pró-reitoria de Ensino)

 

 

 

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

Campus UFV - Florestal

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial