UFV concede título de Professor Honoris Causa ao sociólogo José de Souza Martins

18/06/2013

O sociólogo e professor José de Souza Martins receberá da UFV, nesta quinta-feira (20), o título de Professor Honoris Causa. A homenagem, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade, será às 18h, no Salão Nobre (segundo andar do edifício Arthur Bernardes).

Antes de receber o título, o sociólogo discorrerá sobre o tema Da roça à tapera – a crise do imaginário rural brasileiro, na aula que ministrará, às 14h, também no Salão Nobre.

Os dois eventos serão abertos às comunidades universitária e viçosense, que poderão conferir ainda, a partir das 16h30, a exposição fotográfica Fronteiras, com fotos sobre a trajetória de vida do professor. José de Souza Martins também autografará suas obras, que já lhe renderam diversas premiações.

Sobre o homenageado
Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), José de Souza Martins foi professor-visitante de várias instituições estrangeiras e membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da Organização das Nações Unidas (ONU) contra as Formas Contemporâneas de Escravidão. É sociólogo, com docência e produção científica em Sociologia da Fronteira, Sociologia dos Movimentos Sociais, Sociologia da Violência, Sociologia da Vida Cotidiana e Sociologia Visual. Atualmente, pesquisa e escreve sobre questão agrária, fotografia e subúrbio.

É membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebeu o Prêmio Florestan Fernandes, pela Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2007. É professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, representante da Fapesp no Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no Conselho Curador da Universidade Virtual do Estado de S. Paulo (Univesp).

(Adriana Passos - Fonte: Romildo Assis de Rezende)