Todos os campi

Encontro discute presente e futuro dos meios de comunicação em Minas

21/05/2013

A UFV sediou, no último final de semana, o I Encontro Regional da Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (Amirt). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central e reuniu cerca de 200 pessoas de todo o estado em palestras e workshops.

O evento foi aberto, na sexta-feira (17), pelo vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e pela reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, que deu as boas-vindas aos participantes. Ambos destacaram a importância dos meios de comunicação na gestão pública e no relacionamento com a sociedade.

No sábado (18), os participantes assistiram a palestras sobre os desafios das mudanças na atual legislação, que impõe pesadas multas aos meios de comunicação que a infringirem. O jornalismo, o marketing e as relações dos veículos de comunicação com agências reguladoras de concessões de rádio e TV também foram temas de palestras e debates. Outro assunto muito debatido foi o futuro das emissoras de rádio AM.

Segundo o presidente da Amirt, Agostinho Campos, está cada vez mais difícil encontrar aparelhos de rádio AM no mercado. “A qualidade do sinal de rádio AM em ralação às exigências do ouvinte e o envelhecimento da população que tradicionalmente ouve rádio AM parecem condenar as rádios AM à extinção. Hoje, as pessoas ouvem rádio nos carros e celulares que não recebem sinal de AM”, disse o presidente. Por isso, as associações, como a Amirt, estão em campanha para que as emissoras possam migrar para as frequências de FM com a mesma programação tradicional das emissoras de rádio AM.

Segundo o diretor regional da Amirt, João Bosco Torres, os encontros da associação são oportunidades importantes para que empresários, estudantes e profissionais da área debatam temas de interesse sem a necessidade de grandes deslocamentos. Para o diretor da TV Viçosa, Luis Neno, o encontro permitiu a troca de informações e contatos importantes para o fortalecimento dos veículos da comunicação.

O evento foi promovido pela Amirt, com apoio da TV Viçosa, Rádio Universitária FM, Rádio Líder FM, Rádio 95 FM e Rádio Montanhesa.

Abaixo, alguns registros do Encontro. Na última foto, da esquerda para a direita, a presidente do Conselho Diretor da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi), Léa Medeiros; a coordenadora de Comunicação Social da UFV, Kátia Fraga; o diretor da TV Viçosa, Luis Neno, e o coordenador de Administração e Finanças da Fratevi, Edgar Alves.

(Léa Medeiros)