Todos os campi

UFV apresenta Mostra de Dança Contemporânea Mosaico V

15/04/2013

As comunidades universitária e viçosense poderão conferir, nesta quarta-feira (17), às 19h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, a Mostra de Dança Mosaico V, que reunirá trabalhos dos alunos do curso de Dança da UFV como intérpretes-criadores e/ou diretores.  As obras de dança contemporânea são resultados das disciplinas Composição Coreográfica e Composição Solística do curso, coordenadas pela professora Alba Pedreira Vieira, que, ao longo do semestre, abre espaços para o exercício e a produção de processos de criações artísticas.  A Mostra Mosaico aconteceu pela primeira vez em 2008.

A programação do evento inclui a apresentação de Carmens - produzida e apresentada em 2012 -, inspirada no universo da artista Carmen Miranda. Entre frutas e balangandãs, cores e remelexos, Carmens explora o contraste das movimentações dos intérpretes ao som de regravações originalmente cantadas por Carmen Miranda.

Os artistas da Composição Coreográfica irão apresentar a obra Zambraus, inspirada no país africano Zâmbia, que mescla músicas e movimentações tradicionais e contemporâneas. Já os solistas tiveram a liberdade de desenvolver seus trabalhos a partir de motivos ou temas escolhidos por eles mesmos e ainda exercitaram, durante o processo de criação, a experiência de dirigir um colega como se fosse um trabalho em dueto. Os solos são: O Corpo Cego, Perpétua Presença, Veneno, A Pele que Suspira e Tudo é assim, musical.

A professora Alba explica que o processo criativo de todas as obras foi colaborativo e dialógico: “A confrontação e o surgimento de novas ideias, sugestões e críticas fizeram parte do modus operandi de cada trabalho artístico e foram os catalisadores de seu desenvolvimento”. Para ela, “o espetáculo tem um pouco do universo e da subjetividade de cada intérprete-criador e diretor, além de utilizar a colagem destas diferentes obras para sua estruturação, o que se difere da ideia linear de uma narrativa com inicio, meio e fim”.

A direção geral da Mostra de Dança Mosaico V é da professora Alba Vieira, que considera ser este momento fundamental para os artistas que se envolvem no espetáculo: “sabemos da importância da prática, da apreciação de ideias, de projetos e de processos artísticos na formação e desenvolvimento profissional dos alunos do curso de Dança da UFV. Essa mostra incorpora polifonias corporais, cênicas, relacionais, visuais e sonoras. Partimos do corpo como mídia primária e dos fluxos, encontros, confrontos e trocas entre esses artistas como materialidade para suas criações”.

O espetáculo tem como colaboradores o professor Rodrigo Vaz (responsável pela arte de divulgação, fotógrafo e músico), Guilherme Fraga (assistente de iluminação) e conta com o apoio do PIBID/Capes/UFV, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, Divisão de Assuntos Culturais e Funarbe. A entrada é franca.

(Fonte: Geraldo Leandro)