Todos os campi

Inscrições para Sisu começam nesta segunda-feira

04/01/2013

A partir desta segunda-feira (7), os candidatos a vagas na educação superior pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, poderão fazer sua inscrição pela internet. O prazo vai até as 23h59 do dia 11 de janeiro. Também pela internet, o estudante poderá conferir a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno.

Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Serão 129.279 vagas em 3.751 cursos. A UFV participa com 80% de suas vagas, o que equivale a 2.640 nos 67 cursos oferecidos em seus três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Concorrem às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato, que poderá fazer até duas opções, terá que especificar, no momento da inscrição e pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma: por meio de cotas, conforme a Lei nº 12.711, e de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

Vale lembrar que, durante o período de inscrições (7 a 11 de janeiro), o estudante poderá alterar ou cancelar as opções feitas.

Chamadas
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados deverão fazer a matrícula nos dias 18, 21 e 22, de acordo com o calendário de cada instituição. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro, com matrícula prevista para 1°, 4 e 5 de fevereiro.

O MEC informa que os estudantes não selecionados nas duas primeiras convocações poderão aderir à lista de espera, utilizada pelas instituições para preencher as vagas não ocupadas nas duas primeiras chamadas. Mas os candidatos somente poderão fazer opção para a lista de espera na instituição e no curso escolhidos em sua primeira opção. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

O calendário de matrícula, a pontuação do último matriculado pelo Sisu em 2012 na UFV e outras informações estão disponíveis no site da Diretoria de Vestibular e Exames.

A Pró-Reitoria de Ensino da UFV destaca que, nas duas primeiras chamadas divulgadas pelo MEC, a média de preenchimento de vagas na UFV e no país tem sido de 50%. Por isso, recomenda que os candidatos não deixem de se inscrever na lista de espera, mesmo se não tiverem uma boa classificação.

Mais informações estão disponíveis na página do Sisu.

(Adriana Passos - Fontes: MEC e PRE)