Todos os campi

Gerente da Vale acompanha pesquisa desenvolvida na UFV

17/12/2012

O Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária da UFV (Bioagro) recebeu, na última sexta-feira (14), a visita do gerente geral de Parcerias e Recursos do Instituto de Tecnologia Vale, professor Sandoval Carneiro Júnior, da Universidade Federal de Rio de Janeiro. Ele veio acompanhar o andamento do projeto Cooperação Vale/UFV/Omã, que está sendo desenvolvido desde março de 2011 e que, na Universidade, tem como coordenador geral o professor do Departamento de Fitopatologia Acelino Couto Alfenas.

A parceria Vale/UFV envolve pesquisas para controle de doenças que ocorrem nas culturas de manga e de limão no país árabe de Omã. Essas pesquisas fazem parte dos projetos “Seca da mangueira, causada por Ceratocystis fimbriata sl, em Omã” e “Etiologia, tolerância e manejo de doenças do limão galego em Omã”, que vêm sendo conduzidos pelos departamentos de Fitopatologia, Fitotecnia, Entomologia e Solos.

Durante toda a tarde, pesquisadores e estudantes apresentaram ao professor Sandoval Júnior seminários sobre o desenvolvimento dos estudos realizados pela Universidade, que, segundo o professor Acelino Couto, ainda estão em fase inicial: “Este é o momento de definição de estruturas e expectativas para os primeiros resultados”. Contudo, ele destaca a importância do trabalho para a UFV, o Brasil e Omã: “Um aspecto fundamental é a formação de recursos humanos, além da melhoria da estrutura laboratorial na Universidade e da geração de produtos para a sociedade em termos de variedade de resistentes às doenças, transmitindo-os para os agricultores do Brasil e de Omã”.

Para o professor Sandoval Carneiro Júnior, a parceria entre a Vale e a UFV é muito significativa pelo volume de recursos que está sendo aplicado pela empresa na pesquisa. “Talvez este seja o maior convênio em termos de valor que temos, com financiamento direto da empresa. Isto demonstra que há um grande interesse neste projeto e na produção de seus bons resultados, tanto para o Brasil quanto para o Omã”, disse. Sobre suas expectativas para o trabalho, cujo contrato vai até 2015, ele considera ser “importante que se consiga produzir resultados científicos e também práticos para que os agricultores possam evitar doenças que dizimam plantações inteiras”.

Projetos
As pesquisas do projeto Cooperação Vale/UFV/Omã têm como objetivos buscar informações e ferramentas necessárias para implementar medidas de proteção nas culturas de manga e de limão. Multidepartamental e multidisciplinar, o trabalho envolve cerca de 40 pessoas, entre professores, estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da UFV. Além disso, conta ainda com o suporte de pesquisadores dos Estados Unidos (Universidade de Iowa), da Sutan Quaboos University (Sutanato do Omã) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Nas fotos, em sentido horário, os professores Sandoval Carneiro Júnior, Acelino Couto Alfenas e ambos com os chefes dos departamentos envolvidos nos projetos.

(Adriana Passos e Clara Júlio, bolsista – fotos: Daniel Sotto Maior)