Todos os campi

Curso de Dança apresenta mostra de dança contemporânea

17/11/2011

 

O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino receberá, no próximo sábado, dia 19, a Mostra de Dança Mosaico III, cuja programação incluirá apresentações de dança contemporânea. O evento, que acontecerá a partir das 20 horas, terá entrada franca.

As obras a serem apresentadas surgiram a partir do projeto de Composição Coreográfica, que teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa ProCultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Além das disciplinas Composição Coreográfica e Composição Solística, ambas do Curso de Graduação em Dança da UFV. Essas disciplinas e os projetos abrem espaço para o estudo, exercício e produção de processos de criação artística. 

A Mostra Mosaico aconteceu pela primeira vez em 2008. Neste ano, ao todo, 15 artistas se apresentarão como intérpretes-criadores e/ou diretores das obras: Sempre Assim, da bolsista Amanda Aguilar, Inventário de Miudezas, com direção coletiva dos alunos da disciplina de Composição Coreográfica I (DAN 180), e Saudades do Amanhã, da bolsista Thais Krauss. 

Os artistas da Composição Solística, cujos alunos prestes a se formar  no Curso de Dança, tiveram a liberdade de desenvolver seus solos a partir de motivos ou temas e ainda exercitaram, durante o processo de criação, a experiência de dirigir um colega como se fosse um trabalho em dueto. Assim, o espetáculo traz um pouco do universo de cada intérprete-criador, utilizando a colagem – como em um mosaico – como estrutura. 

A direção geral do evento é da professora do Curso de Dança, Alba Pedreira Vieira, que considera ser este momento fundamental para os artistas que se envolvem no espetáculo. “Sabemos da importância da prática, da apreciação de ideias, de projetos e de processos artísticos na formação e desenvolvimento profissional dos alunos do Curso. Essa Mostra incorpora polifonias corporais, cênicas, relacionais, visuais e sonoras. Partimos do corpo como mídia primária e dos fluxos, encontros, confrontos, e trocas entre esses artistas como materialidade para suas criações.” 

O espetáculo é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do Departamento de Artes e Humanidades - Curso de Dança, e do CNPq.

(Rafaela Mello, bolsista / Fonte: Alba Vieira)