Defendida a primeira monografia do mestrado profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel

21/12/2009

Foi realizada na última sexta-feira, dia 18, às 14 horas, no Departamento de Engenharia Florestal, a primeira defesa de dissertação do Programa de Mestrado Profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel. O estudante Marcelo Coelho dos Santos Muguet apresentou a dissertação intitulada “Métodos Alternativos para Deposição de Xilanas em Polpas de Eucalipto”, que foi aprovada pela banca constituída pelos professores Jorge Luiz Colodette (orientador), Rubens Chaves de Oliveira e José Lívio Gomide. Marcelo também foi aprovado para realizar doutorado pleno na University of Technology, Finlândia, a partir de Janeiro de 2010.
O Programa de Mestrado Profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel da UFV iniciou suas atividades em 2008. Abrange as áreas de concentração em Qualidade da Madeira e Tecnologia de Celulose e Papel, com linhas de pesquisa afins. Segundo o professor Jorge Luiz Colodette, coordenador do Programa, todos os alunos da primeira turma deverão defender suas dissertações até julho de 2010. Essa turma foi composta por 21 alunos, sendo a maioria de funcionários de empresas do setor de celulose e papel. Para a segunda turma, foram selecionados 22 profissionais de empresas que iniciarão suas atividades em março de 2010.
O mestrado profissionalizante é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita: (1) a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação; (2) a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos; (3) a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.
A Portaria Normativa Nº 7, de 22 de junho de 2009 - dispõe sobre o mestrado profissionalizante no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Artigo 2º da Portaria nº 7 garante que “o título de mestre obtido nos cursos de Mestrado Profissionalizante reconhecido e avaliado pela Capes e credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) tem validade nacional e outorga ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico”.
No registro fotográfico de Fernanda Reis, a defesa da monografia, vendo-se (sentido horário) a banca examinadora, o mestrando Marcelo, o orientador Colodette e alguns dos presentes.

(Postado por José Paulo Martins – Fonte: J. L. Colodette)