Notícias

Professor e estudante de doutorado da UFV lançam livro sobre cana-de-açúcar

24/11/2009

Professor e estudante de doutorado da UFV lançam livro sobre cana-de-açúcar

O professor do Departamento de Fitotecnia da UFV, Aluízio Borém, o estudante de doutorado em Bioquímica Agrícola, Fernando Santos, e o pesquisador Celso Caldas laçaram, no dia 19 deste mês, o livro “Cana-de-açúcar: Bioenergia, açúcar e álcool – tecnologias e perspectivas”. 
Este é o 53º livro editado ou escrito pelo professor Borém. Para ele, a obra é lançada em ótima hora, já que se estima que a área cultivada com a cana no Brasil deva dobrar nos próximos cinco anos.  O Brasil é líder em tecnologia de cana e de produção de bioenergia e, a UFV é uma das mais conceituadas instituições de pesquisa nesta área.  Por exemplo, o professor Márcio Henrique P. Barbosa, do Departamento de Fitotecnia da UFV, autor do capítulo Melhoramento Genético e Recomendação de Cultivares do livro recém lançado, desenvolveu a RB 867515, a variedade de cana mais plantada no mundo.
Apesar das grandes oportunidades que a cana traz para o País, diz o professor Borém, ela enfrenta vários desafios, motivo que levou os editores a publicarem esta obra.  O livro aborda as mais importantes tecnologias do plantio a colheita da cana-de-açúcar e a parte industrial na produção de seus derivados. Com prefácio escrito do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e capítulos escritos por renomados especialistas, a publicação contempla também aspectos econômicos da produção de bionergia, açúcar e etanol. É, portanto, essencial àqueles que necessitam estar atualizados no uso dessa espécie no contexto da produção de energia renovável. 
Mais informações e aquisição do livro na Editora UFV (editoravendas@ufv.br ou (31) 3899-3113).
(JPM – Fonte: Aluízio Borém)

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

Campus UFV - Florestal

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial