Todos os campi

Reitor participa dos trabalhos da cúpula mundial sobre a fome

16/11/2009

A urgência de se acabar com a fome no mundo foi o tema principal do pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apresentou o Brasil como um exemplo para as ações nesse sentido, durante a Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, que a FAO realiza em sua sede, na capital italiana. O presidente falou, ainda, da da disposição do Brasil em atuar efetivamente na colaboração sul-sul com treinamento e atuação técnica das universidades e da Embrapa. O reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, que integra a delegação brasileira no evento, participou da mesa-redonda intitulada “Minimizando o negativo impacto da crise econômica e financeira na segurança alimentar no mundo”. A UFV é a primeira universidade latino-americana a assinar um acordo com a FAO.
Na ocasião, alguns dos mais representativos líderes mundiais se pronunciaram sobre o tema, como o papa Bento XVI; o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon; a presidente do Chile, Michelle Bachelet; e o presidente do Líbano, El-Gheddafi.
O reitor Luiz Cláudio Costa aproveitou a oportunidade para tratar diretamente com o presidente Lula de questões das universidades e, em particular, da UFV. Segundo o reitor, o presidente confirmou algumas medidas que serão tomadas ainda este ano, como a implantação do banco de técnicos administrativos equivalente, bem como a tramitação do decreto que trabalha a autonomia universitária.
Nos registros fotográficos, parte da delegação brasileira no evento: o presidente do Consea, Renato Maluf; o deputado Fonteles, o chefe de gabinete do Presidente, Gilberto Carvalho; o reitor Luiz Cláudio e o ministro Milton Rondó, do Itamarati. (acima) e o reitor Luiz Cláudio, ao tratar de assuntos relacionados com a Universidade com o presidente Lula.
(Postado por José Paulo Martins – Fotos: FAO)