Todos os campi

UFV aprova Política de Acompanhamento de Egressos

30/04/2024

A partir desta quinta-feira, 2 de maio, a UFV terá mais um instrumento normativo importante em vigor na instituição: a Política de Acompanhamento de Egressos (Paeg). A Resolução nº 8, de 25 de abril, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os egressos da graduação e da pós-graduação com a Universidade. Entre as ações estabelecidas pela Política está a criação de canais para coleta de informações que contribuam para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e divulguem oportunidades de aperfeiçoamento e inserção profissional.

A minuta da resolução apresentada ao Conselho foi o resultado do trabalho de uma comissão, que contou com representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), além de outros segmentos nos três campi da Universidade. Durante aproximadamente dois meses, o grupo presidido pelo assessor da PRE, Jakson Fonseca, se debruçou sobre o tema, analisando instrumentos semelhantes em outras instituições e também iniciativas pontuais da própria UFV.

De acordo com Jakson, uma das motivações para a criação da Política é o fato de que “tanto a UFV, quanto outras instituições de ensino superior, são cobradas constantemente, nos diferentes processos de avaliação aos quais são submetidas, em relação aos dados de acompanhamento de egressos”. Por isso, dentre outras ações, o documento determina o estabelecimento do Portal do Egresso da UFV como principal meio de comunicação com esse público. O site já está ativo e utiliza a base de dados já existente na instituição, mas o objetivo é aperfeiçoá-lo, à medida que o processo de captação de informações também vá sendo aprimorado.

Além disso, um dos principais avanços propostos pela Política é o Conselho de Egressos, uma instância consultiva composta por egressos que atuam no mercado de trabalho e possam assessorar a instituição a revisar o perfil dos concluintes dos cursos, estimulando as comissões coordenadoras a refletirem sobre seus projetos pedagógicos e matrizes curriculares. A ideia, de acordo com Jakson, é possibilitar “um olhar diferenciado para a formação universitária proporcionando uma avaliação crítica dos cursos”.

Ele afirma ainda que “entender a relação do egresso com o mercado de trabalho, como se dá o desenvolvimento de sua carreira e as conexões com a formação proporcionada pela UFV, certamente contribuirá para avanços na instituição, em suas mais diversas áreas, o que reflete na qualidade dos cursos ofertados".

A criação do Conselho de Egressos, bem como a implementação e revisão da Paeg como um todo, será feita pela Comissão de Acompanhamento de Egressos (Caeg), cuja formação também está prevista na Resolução. Vale destacar que a Política também vai ao encontro de uma das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFV, que prevê o acompanhamento de pelo menos 30% dos egressos até 2029.