Encontro Nacional dos Estudantes de Arte movimenta campus Viçosa

11/09/2014

A UFV está sediando, esta semana, o Encontro Nacional dos Estudantes de Arte (Enearte). O evento começou no dia 7 e vai até 13 de setembro com o objetivo de promover a integração das mais diversas linguagens artísticas, por meio da divulgação e discussão de trabalhos de diferentes regiões do país. Estão participando cerca de 250 pessoas.

Nesta quarta-feira (9), por exemplo, a intervenção Índio Boca Azul (fotos) exibiu a performance de Andréia Oliveira Araújo da Silva, Uildemberg da Silva Cardeal e Fábio Santos Silva, alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Eles são integrantes do grupo Liga do Corpo e se apresentam há cerca de um ano e meio. Para eles, quebrar a rotina é o principal objetivo deste trabalho ao provocar as pessoas, estimulando uma reação incomum. A atividade envolveu os movimentos corporais e tinta guache.

Outras atrações estão programadas até sábado. No Palco Livre o público é convidado a expressar seu talento em uma estrutura montada no DCE Piscina. As manifestações mais comuns são de cantores e instrumentistas. Há, ainda, a Tenda Cultural, com apresentações gratuitas no Espaço Multiuso. Além desses locais, têm acontecido atividades em diversos outros pontos da Universidade e de Viçosa.

Com a temática Pensando o artista – Problematizando, Construindo e Politizando Arte, as atividades incluem também debates sobre os direitos trabalhistas do artista, o seu papel dentro e fora da instituição de ensino, além das matrizes curriculares dos diversos cursos da área, no Brasil. A 18ª edição do Enearte tem a coordenação geral da professora do curso de Dança Andrea Bergallo Snizek, para quem o encontro tem correspondido às expectativas e possibilitado que as pessoas conheçam o pensamento de outras e lidem com a diversidade.

A programação, que pode ser conferida no site do Encontro, tem o apoio das pró-reitorias de Extensão e Cultura, de Administração e de Assuntos Comunitários, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Departamento de Artes e Humanidades e da Divisão de Assuntos Culturais.

(Guilherme Pimenta, bolsista)